segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

George Harrison ( *1943 +2001)

É com muita tristeza que nós do Whiplash noticiamos que GEORGE HARRISON infelizmente perdeu sua luta contra o câncer de pulmão, e faleceu ontem (29/11) às 13:30, na residência de um amigo em Los Angeles, Gavin De Becker, ao lado da mulher, Olivia, e do filho, Dhani.

George Harrison era o caçula dos Beatles; nascido em 25 de fevereiro de 1943 em Liverpool, filho de um motorista de ônibus e uma dona de casa, teve dois irmãos e uma irmã. Conheceu Paul McCartney na escola, e aos 14 anos de idade, passou a acompanhar a banda The Quarrymen, que contava também com John Lennon, no qual acabaria ingressando poucos meses depois, quando já se chamavam Johnny & The Moondogs.

Em 1962, com o ingresso de Ringo Starr e já como Beatles, George passa a dividir os vocais com John e Paul. Com o tempo, apesar do monopólio das canções escritas por Lennon e McCartney, Harrison emplaca alguns clássicos, principalmente "Something", única música do quarteto gravada por Frank Sinatra. Com o tempo, se aprofundou na música indiana, tendo composto várias canções com influência daquela cultura.
Durante as filmagens de "A Hard Day's Night", conhece a modelo Patty Boyd, com o qual viria a se casar em janeiro de 1966, união esta que duraria até 1977, quando Patty resolve trocá-lo por seu amigo, Eric Clapton. No ano seguinte, se casa com Olivia Arias, que o acompanharia até a morte.
Logo após a separação dos Beatles, edita um álbum triplo, o "All Things Must Pass", composto basicamente de canções não aproveitadas pela sua ex-banda, e que foi seu maior sucesso comercial. No ano seguinte, organiza em Nova Iorque um mega-concerto a favor do povo de Bangladesh, que contou com a participação de astros como Eric Clapton, Bob Dylan e outros.

Em 1988, lança dois discos com o Traveling Wilburys, supergrupo caipira que contava com Bob Dylan, Tom Petty, Roy Orbison e Jeff Lyne. E em 1995 se junta aos seus ex-companheiros de banda para lançar "The Beatles Anthology", pacote com vídeo-documentário e três CDs com canções inéditas e versões alternativas de clássicos do grupo.

Há dois anos, Harrison sofreu uma tentativa de assassinato, quando foi esfaqueado por um homem que invadiu sua casa em Henley on Thames, situada a oeste de Londres. Em 2000, junto com Paul McCartney e Ringo Starr, lança a biografia oficial da banda, o livro "The Beatles Anthology"
O último projeto de Harrison foi o relançamento do "All Things Must Pass" em fevereiro deste ano, em CD duplo e com cinco faixas inéditas. Em julho deste ano, anunciou que havia sido operado de câncer, e que estava se tratando na Suíça, tendo supostamente superado a doença...


Em "My Sweet Lord", Harrison canta os seguintes versos:
(...)I really wanna see you
Really want to be with you
Really want to see you lord
But it takes so long, my lord(...)

Infelizmente ele estava enganado, e não levou tanto tempo assim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário