Em novembro de 2010, dez meses antes do festival, o Rock in Rio já anunciava headliners como Red Hot Chili Peppers e Metallica para a edição de retorno ao Rio de Janeiro. Antes do ano acabar, a organização já divulgara a vinda de diversos artistas consagrados como Coldplay, Slipknot e Motorhead, entre outros nomes confirmados.
A divulgação de artistas com quase um ano de antecedência não é padrão no mundo da música – no entanto, o trabalho de contratação começa ainda antes. Segundo Paulo Fellin, da Direção Geral e Contratação Artística do Rock in Rio, o trabalho de negociação de artistas para Rock in Rio é complexo:
- O fechamento do line-up é como um quebra-cabeça vivo onde as diferentes peças são complexas e se movimentam e modificam todo o tempo. No centro desse trabalho estão duas peças-chave: uma pesquisa de mercado para conhecer os artistas mais pedidos pelo público e um levantamento da disponibilidade para participar do evento por parte desses artistas – revela Fellin.
Esse levantamento sobre a agenda de algumas bandas começou mais de um ano antes do festival. A equipe de contratação artística do Rock in Rio já começou a visitar agências de artistas consagrados logo depois do encerramento das edições de 2010 em Lisboa e Madrid.
Uma pesquisa de mercado realizada pelo Ibope apontou os nomes mais desejados pelo público brasileiro para essa edição de 2011. Além da pesquisa, também se faz um trabalho constante de monitoramento nas redes sociais, onde se observam as solicitações do público quanto aos artistas que mais gostariam de ver no evento.
Quando essas peças-chaves se encaixam – a disponibilidade das bandas e o desejo do público – é feito contato com agentes e produtores e iniciam-se as negociações para trazer as bandas para o Rock in Rio.
No momento, a organização do festival negocia com mais de 60 artistas. O line-up completo será divulgado até o início das vendas dos ingressos, em julho de 2011.
Confira na íntegra a entrevista com Paulo Fellin, responsável pelas contratações artísticas do Rock in Rio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário